segunda-feira, 16 de maio de 2011

A metáfora mais simples e mais completa...

Fiquei pensando em como contar (ou tentar) um pouco do que se passou comigo nos dias em que estive fazendo a caminhada até Santiago de Compostela, mas achei que transcrever parte do meu diário ou contar histórias diárias seria muito maçante.

Não tenho a pretensão de contar o que esta experiência me ensinou, porque é impossível... só vivendo para saber o que é. Ademais, não tenho dúvida, será algo para se continuar “digerindo” ainda por um bom tempo. Quero dizer, a experiência não terminou na chegada a Santiago...

O que acho que posso passar é o meu sentimento do que foi o caminho, de modo simplista, neste pedaço de texto. E se eu puder resumir em algumas palavras, diria que é a metáfora mais perfeita de nossas vidas.

Por que a metáfora? Porque tudo na vida tem um paralelo nesta caminhada...  e você vai percebendo que a vida é mais simples do que pensamos! Nós a complicamos, nós colocamos nossos próprios obstáculos. Não sei se é porque quem caminha está em um momento mais introspectivo mesmo, mas de fato o caminho te dá muitos sinais além das setas amarelas e, depois de senti-los, basta compreendê-los para se encarar a caminhada real de nossas vidas de outra maneira – com mais força e crença em nós mesmos. E acho que tenho que “digerir” estes sinais daqui em diante... e acho que há muitos sinais que ainda nem compreendi, mas os vi.

E entre os passos de cada dia, o som da ponta metálica do meu cajado ao tocar o chão a cada três passos e o roçar da mochila em minhas costas... pensei muitas coisas, refleti sobre outras tantas e acho que conheci mais perguntas do que talvez tenha chegado a respostas. E acho que assim será a vida... nunca teremos todas as respostas pra tudo mesmo, embora encontremos muitas delas (as vezes sem querer até).

E daí, nestas muitas horas sozinho e outras muito bem acompanhado, comecei a perceber que o Caminho me passava uma lição tão simples quanto mostrar o paralelismo do nosso caminhar com nossa vida inteira. Comecei a anotar tudo...título da página: “As metáforas do Caminho”. Colocarei outro post com estas metáforas em um momento oportuno... e para que o texto não fique mais longo do que já está também.

Agora, ao contrário do que fazia pelas noites ao chegar nos albergues e ver as etapas seguintes, quantos quilómetros, que cidades estariam mais ou menos próximas, se teriam mercados, farmácias, etc... vou fechar minha mala e partir para a próxima etapa do meu caminho: Estudar castellano em Salamanca por um mês e meio. Vou contando as aventuras de se chegar em uma cidade sem lugar para morar, curso, etc... assim que tiver um acesso a internet. Vai dar certo, claro...

Hasta luego...


Atualização:
1) Coloquei mais fotos do Caminho no link das fotos ai.
2) Seguem abaixo os 8 vídeos que fiz também:















Nenhum comentário:

Postar um comentário