A Idéia da Viagem

A idéia de fazer a viagem surgiu depois de uma decepção no trabalho no final de Dezembro de 2010.

Já era um sentimento antigo de fazer uma "pausa", sair um pouco da realidade para conseguir pensar um pouco sobre o rumo que quero dar à minha vida daqui em diante.
Não tenho a pretensão de voltar desta viagem com respostas, nem soluções para os problemas que existem e talvez sempre vão existir. No entanto, acho que parar um pouco me trará equilíbrio para tomar futuras decisões com tranquilidade e, quem sabe com mais sabedoria.

Sair de São Paulo, pelo menos por "uns instantes", acho que já alivia a tensão por si só. Mas dedicar tempo à reflexão (de maneira natural, sem pressão), ler, conhecer pessoas diferentes, realidades diferentes, terá um ganho enorme para mim. Isso não tenho dúvida. E isso é o que me motiva.

Não digo que seria o famoso "um passo para trás, para dar dois adiante". Digo, com clareza, que trata-se de uma breve parada para respirar, antes de dar, com mais consciência e talvez precisão, o(s) próximo(s) passo(s) deste longo Caminho a ser percorrido em minha vida.

A parte mais importante da viagem: o Caminho de Santiago de Compostela.
Me preparei durante 8 semanas para fazer a caminhada. Me sinto preparado, embora me pegue muitas vezes inseguro com meus joelhos. Sempre achei que a parte psicológica durante o caminho iria ser o maior desafio, mas o físico (que não vou conseguir separar muito do impacto que trará ao psicológico) vai ser um dos pontos mais sensíveis dessa  peregrinação.
Serão quase 900km de caminhada, saindo de Saint Jean Pied de Port (França), cruzando todo o norte da Espanha até chegar a Santiago de Compostela.

Enfim... a viagem tem começo. Não tem meio, nem fim... porque vai ser construída passo-a-passo, como em uma Caminhada. Saio do Brasil sem muito cronograma - que entendo ser o que acaba por estressar um pouco as pessoas hoje. Não devo demorar a voltar, pois dinheiro tem limite e a vida tem que seguir "normalmente" depois também.

Vou colocando as histórias de antes, durante e de depois do Caminho aqui no Blog.

Espero que gostem! E espero motivar alguém a fazer este exercício de parada - pelo menos para avaliar a idéia de se fazer uma pausa um dia - curta que seja, e refletir um pouco sobre si mesmo.

Até a volta!

Marcel