quinta-feira, 8 de setembro de 2011

160 dias inesquecíveis "por aí"


Finisterre - Final do Caminho de Santiago

160 dias de viagem... e, se eu visse esse post antes de começar a jornada, não acreditaria que seria possível acontecer tudo dessa maneira tão incrível, inesquecível e impossível de ser reproduzida.

Cruzei a Espanha caminhando durante 27 dias por mais de 800 km no Caminho de Santiago, estudei e aprendi a falar espanhol em Salamanca, visitei Amsterdan, Bruxelas e Londres, trabalhei em um banco de microcrédito na Índia, fui professor de futebol para crianças indianas pobres, criei o projeto mais legal da minha vida – Be In Their Shoes – e comprei tênis para 185 crianças, visitei Tailândia, Indonésia e Dubai, tirei mais de 8.000 fotos, colecionei centenas de histórias, ganhei dezenas de amigos espalhados por todo o mundo. E aprendi que planejar demais só faz pararmos de olhar para o presente e que se pensarmos positivo tudo sempre dá certo!

Das experiências mais distintas como andar de Rick Shaw e Tuk Tuk na Índia e Tailândia, andar em três em uma moto na Índia (haha...), comer no chão e com a mão, não ter banho quente por quase dois meses, também fiz coisas com mais “regalia” como a famosa massagem tailandesa, mergulhar em Bali, saltar de paraquedas em Dubai, voar em um túnel de vento e comi tudo que se pode imaginar de todas as culinárias por onde passei (só não consegui comer insetos na Tailândia!).

Conheci muita gente diferente e interessante e com histórias das mais inimagináveis possíveis. Fiz amigos, deixei lembranças e carregarei dezenas de outras comigo.

Passei por todas (ou quase todas) as emoções que uma vida pode nos trazer, da triste perda de meu avô bem no meio da minha viagem, até a alegria e emoção indescritíveis de ver centenas de crianças felizes jogando futebol com um par de tênis na Índia!! Do frio nos Pirineus caminhando até Santiago ao calor úmido da Índia, das dores e dúvidas ao pensamento positivo e confiança em mim mesmo... tudo, cada momento, ficou registrado para sempre.

Agora me sinto em paz e com a sensação de que não podia ter sido melhor ou diferente este momento sabático. Superei minhas, sempre altas, expectativas... e agora volto renovado para continuar a caminhada com muito mais conhecimento sobre mim e sobre o mundo.

E o aprendizado mais simples e grandioso de todo esse tempo foi saber que a vida é feita de altos e baixos o tempo todo e que basta pensarmos positivo e acreditarmos em nós mesmos que o dia-a-dia se tornará muitíssimo mais fácil. Não volto com uma grande resposta para tudo, mas volto com dezenas de informações valiosas ao meu respeito.

De volta para casa, para perto daquilo que é o mais importante na minha vida: a minha família e os meus amigos.

E o próximo passo agora? Ele vai acontecer naturalmente, como a viagem me ensinou. Fazendo minha parte, pensando positivo e acreditando em mim, sei que este “próximo passo” aparecerá antes mesmo de eu procurá-lo de verdade... e assim seguirá tudo.

MUITO OBRIGADO aos que acompanharam o Blog, aos que deram o feedback de autoconhecimento, aos que torceram para que tudo saísse bem e pelas centenas de e-mails carinhosos que recebi durante todo esse período!! Sem palavras...

Wandering Off – Um Sabático por Marcel Tavelini em uma caminhada de 160 dias pelo mundo
We are, finally, all wanderers in search of knowledge. Most of us hold the dream of becoming something better than we are, something larger, richer, in some way more important to the world and ourselves. Too often, the way taken is the wrong way, with too much emphasis on what we want to have, rather than what we wish to become.
Louis L'Amour
(Education of a Wandering Man)

Nenhum comentário:

Postar um comentário