terça-feira, 12 de abril de 2011

"Con pan y vino se hace el Camino"



Quarta-feira, 12 de Abril de 2011, 7:30h da manhã: ônibus para Pamplona. Seis horas depois, de Roncesvalles, farei o último trajeto motorizado dos próximos 30 dias até Sant Jean Pied de Port, já na França – ponto inicial da caminhada de Santiago de Compostela.

Alguns dizem que o Caminho de Santiago começa quando você decide por fazê-lo... quando você sente que vai acontecer, começa a se programar, preparar-se para a longa caminhada. Já vou para minha segunda noite “inquieta” durante a qual devo acordar durante algumas vezes pensando no que virá pela frente nos próximos dias e daí me pego pensando que talvez eu já esteja mesmo fazendo o Caminho.

Mas quando vou ter a sensação de que começou? Fico imaginando a hora que vou me sentir caminhando para Santiago... deve ser quando acordar amanhã e ir até a Estació de Sants, aqui em Barcelona. Ou deve ser quando eu entrar o ônibus para ir a Pamplona? Não, devo me sentir caminhando assim que acordar no albergue de Saint Jean, calçar minhas botas, colocar minha companheira mochila nas costas, olhar para trás e dizer, para alguém que imagino que esteja na recepção, “Hasta luego!”.

De qualquer maneira, se ainda não estou fazendo o Caminho, ele está prestes a começar.
Mochila pronta, tudo dentro. No entanto, vou ter que fazer alguma mágica para retirar o máximo de coisas que puder, pois está com 9,4Kg (sem o cantil cheio de água) agora, e isso vai ser insuportável, já que o peso ideal é, no máximo, 10% do meu peso - o que daria em torno de 7Kg.

Câmera carregada e diário na mão. Fico pouco mais de 30 dias sem acessar a internet, sem telefones, sem nada me “conectando ao mundo real” por um tempo. Mas vou registrar, além de na minha memória, tudo que puder para, depois disso, voltar a escrever aqui, contando os relatos, provavelmente em capítulos diários da caminhada.

Fato curioso: cheguei em Madri na sexta dia 1 de Abril e um senhor de uns 80 e poucos anos, na fila de um mercadão pedindo “jamón serrano”, começa a conversar comigo sobre o que comer com aquilo. “Pan, Vino...” e deu uma risada e completou, olhando para mim, “porque con pan y vino se hace el camino” (Com pão e vinho se faz o Caminho). Por que para mim? Coisa simples, mas que me fez ir atrás disso e ver um refrão que completa o que essa frase, dita sem qualquer intenção por aquele senhor, quer dizer...
... “el camino, que es la vida, puede hacerse igualmente rodeado de cosas sencillas”. (O caminho, que é a vida, pode ser feito igualmente rodeado de coisas simples).

Tenho certeza que vai dar tudo certo e que será incrível a jornada!!! A ver o que o Caminho me mostrará...

Até a volta, pessoal!!!!!


Obs.1: não tive tempo de escrever sobre a semana aqui em Barcelona. Mas acho que as fotos que postei podem dizer alguma coisa já!
Obs.2: não esqueçam de responder ao questionário (link à direita, em cima: "Autoconhecimento"). Dez minutinhos!! rsrs...

Um comentário:

  1. Santolino, boa viagem e faça dessa a minha viagem tb!!! Que oportunidade...
    Arrepiei de ler o q escreveu aqui agora!!!
    Brigada por ter respondido meu email...

    ResponderExcluir