quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Férias das Férias" - parte I: Tailândia




E vim para a Tailândia!!! Depois de vários meses viajando e fazendo as três coisas que tinha planejado (Caminho de Santiago, estudar um idioma e fazer um trabalho voluntário na Asia), to no início das “férias das férias” agora!!! :D

Fiquei quatro dias em Bangkok. Insuficiente para se ter noção de um país mas, como pensei, bom saber que existem lugares tão legais para voltar depois, com mais calma e tempo.

A Tailândia é basicamente budista, então não faltaram templos para visitar, embora, dessa vez, não tenha tido uma vida “turística” com estresse de “ter que ver tudo”. Mas vi algumas coisas bem legais.

No primeiro dia, encontrei um cara (via CouchSurfing) peculiar (de pai Uruguaio, mãe americana e nascido em Florianópolis. Grafiteiro e professor de inglês em Bangkok, com vivências como morar numa favela do Rio fazendo grafite por seis meses). Tomamos uma com dois ingleses amigos deles num bairro típico Thai. Interessante as conversas, as cervejas e as partidas de sinuca.

Nos outros dias, peguei por várias vezes um dos barquinhos no rio Chao Phraya (um meio de transporte para muita coisa lá, desde crianças que vão à escola e pessoas ao trabalho até turistas como eu) e visitei templos que ficavam na margem (Wat Pho) e, claro, andei pelos bairros tailandeses aleatoriamente.

Visitei o famoso Floating Market – uma feira onde os vendedores estão no meio do rio com suas canoas cheias de frutas e outras diversas coisas para vender. Muito interessante... e, ainda mais bacana porque encontrei três pessoas muito legais: um casal de portugueses e uma brasileira -  que me acompanharam pelos outros dias.

Os portugueses: ambos da cidade do Porto, um é juiz e a outra, advogada. Eram um tanto “turistas demais” para meu gosto, porque andavam com o guia debaixo do braço e sabiam TODOS os nomes e histórias de TUDO que tinha que se ver em Bangkok. Faziam TUDO todos os dias, um pouco “correria” e sem momentos “cerveja num bar aleatório”, como eu queria.
A brasileira: Christine, mora na Alemanha há cinco anos e foi quando percebi o quanto o mundo é pequeno mesmo. A primeira coisa foi que depois de 10 minutos descobrimos que eu conheço a prima dela. A mãe dela é de Porto Ferreira, uma cidade do lado de Pirassununga e Santa Rita. A segunda coincidência foi que no outro dia, ligo para meus pais e eles me perguntam “você conheceu uma menina ai de Porto Ferreira?”. O namorado da mãe dela encontrou meus pais naquele mesmo dia e perguntou “vocês tem algum parente Tavelini na Tailândia?”. Haha... e o resto da história pode-se imaginar. A terceira coincidência foi que a Chris tinha conhecido uma outra brasileira que morava no Japão e estava visitando Bangkok com a família. Ligamos para ela para sairmos a noite e, também, depois de 10 minutos de conversa eu dizia “Então, eu to viajando há um tempo já. Acabei de sair da Índia, fiz um trabalho voluntário lá em um banco de microcrédito..” e fui interrompido!!!! Ela diz: “não é você que fez o projeto dos tênis, né!?!?”. SIMMM!!!!!!!!!!! Uma alegria transbordante de saber que o projeto foi parar no Japão e eu acabava de conhecer uma pessoa que sabia disso na Tailândia!!!! Sensacional!!!! E tudo se deu por conta de que estudo com uma amiga dela no Ibmec, e que repassou a idéia do projeto.

No penúltimo dia, fomos ao mercado Chatuchak, o maior mercado a céu aberto do mundo!!! Encontra-se de tudo lá, de animais, obras de arte, relógios e bolsas falsificadas (sim, estamos do lado da China!), comida e etc.

Por falar em comida, essa parte da viagem agora tá sendo de pura experimentação das culinárias locais. Depois de perder o medo (na verdade ser encorajado pela Chris), acabei que comecei a experimentar comidas da rua (ao contrário do que fiz na Índia, onde tinha medo de tudo. Passar mal lá onde eu estava era morte na certa!! Haha): o prato Tailandês mais famoso é o Pad Thai (noodles, feitos de arroz, com ovo, uma raiz do feijão de quando ele é novo ainda (beans prouts, não sei o nome),  cebola verde e amendoim por cima), muito bom! Tive que repetir vários dias!
Na rua encontrei muitas outras coisas para comer, até os insetos (besouros, baratas, vermes...ou é o que era para mim!). Não consegui provar, mas acho que me arrependi agora! Devia ter dado uma "mordiscadela" para ver como era!!! haha...

Fiz também a clássica massagem tailandesa. Na verdade não foi a clássica, porque só fiz pés, pernas e ombros e cabeça. Muito barato!! Uma hora por menos de 10 reais... e um lugar melhor que outro, tranqüilidade asiática com músicas e incensos orientais. Tinha até lugares onde os peixes eram os “massageadores”, mas acabei não experimentando por falta de tempo.

No último dia, pegamos um trem local para uma cachoeira no norte de Bangkok. Uma experiência um pouco cansativa porque ficamos no trem por umas 10 horas no total, mas muito interessante. Visitamos algumas cidades históricas, cenários da segunda guerra mundial, e no final uma cachoeira. O cobrador do trem era uma figura, um senhorzinho baixinho e muito simpático (como todos os Tailandeses). Em uma das paradas, me mostrou um lugar para tomar um sorvete típico (sorvete com arroz, muito bom por sinal!). Disse a eles que ia ao banheiro primeiro e quando voltei ele tava lá, com o sorvete comprado para mim e não queria receber o dinheiro por aquilo. “Isso é um presente para você, eu to te dando, não se preocupe”! Que lugar isso acontece!?!? Muito legal!!!

Bom, agora é Bali!!! Mais um pouco de férias... e agora com praia, sol, muito mais cultura e culinária!!!!

PS: Álbum atualizado!

Um comentário:

  1. iaiii Marceel!!
    Frederico Lyra..nos conhecemos em Salamanca..lembra? Tudo certo?
    caraca...muito boa sua descrição, brother. Eu já tinha uma enorme vontade em fazer essa viagem, agora entao...não vejo a hora de arrumar o mochilão e me mandar pra esse lado do mundo.

    Um forte Araço.

    ResponderExcluir