sábado, 9 de julho de 2011

Projeto e atividades: no banco sim, mas jogando como titular também

Como já expliquei um pouco no post “Capítulo 3: "Everyone A Changemaker" - Índia”, vou passar quase dois meses aqui em Mhaswad, sede central do banco Mann Deshi (que tem mais seis localidades de atuação aqui no estado de Maharashtra onde atua).

Assim que cheguei aqui, conversei com a CEO e fundadora do banco, Chetna Sinha, e outras pessoas de cargos mais “estratégicos” para saber com qual projeto eu me envolveria. Logo no segundo dia, dentre dois projetos possíveis, aceitei o desafio de tentar ajudá-los com um deles.

Resumo de como o banco funciona:
É o primeiro banco rural da Índia e o pioneiro no mundo do microcrédito nesse país. Basicamente, trabalha com clientes muito pobres (com ganhos diários inferiores a US$2,00) e todos mulheres – por acreditarem que a mulher faz o uso mais efetivo do dinheiro quando se trata de investimento e proteção familiar.
Há dois tipos de créditos que podem ser tomados: i) individual ou ii) em grupo*
Os empréstimos são sempre de quantias muito baixas, comparados aos empréstimos costumeiramente feito por bancos maiores . Giram em torno dos 30 dólares (ou menos) – e todos estes créditos têm a função de estimular o empreendedorismos destas mulheres pobres que podem usá-los para, por exemplo, comprar frutas para revender (veja), adquirir uma máquina de costura e panos para costurar, bambu para fazer cestas (veja), etc.
Uma idéia inovadora do banco é a estruturação de cobrança destes empréstimos diariamente através de agentes (veja) – que vão até as casas das clientes para receber o dinheiro ganho no dia-a-dia com o trabalho (antes que elas possam, eventualmente, gastá-los).
* São formados grupos de 5 a 15 mulheres e o empréstimo é feito individualmente, no entanto todas se responsabilizam pelos pagamentos de cada integrante daquele grupo, ou seja, se alguém não pagar, todas são afetadas. Isso traz um certo compromisso e ajuda mútua entre elas.

O projeto:
Os gerentes das 6 unidades que o banco possui não têm um processo estruturado, nem as vezes têm tempo suficiente, para saber quais clientes não estão pagando regularmente – ou seja, não sabem quem são os inadimplentes antes do final do mês (quando, através de um processo de baixa das contas, ficam sabendo desta informação).
O que vou fazer é criar um processo sistemático diário para informar tanto estes gerentes quando o departamento central de empréstimos do banco sobre os clientes que não pagaram suas obrigações por pelo menos três dias. Desta forma, o banco terá, além de maior controle, a possibilidade de tomar alguma ação preventiva (verificar se o cliente teve algum problema, se podem ajudá-los, etc... e, de alguma forma, reduzir a quantidade de devedores/inadimplentes).
Hoje fiz a apresentação do projeto que desenhei para a CEO e a CAO do banco. Discutimos e parecem ter gostado da proposta. Agora é “mão-na-massa” para cumprir o prometido até o final de agosto.


Novidade - "professor" de futebol:
O banco Mann Deshi tem uma fundação com o mesmo nome que, financiada pelo banco, provê diversas atividades para a comunidade:
- Curso de negócios móvel: um ônibus preparado com máquinas de costura e, as vezes, com computadores também visita vilas ao redor de Mhaswad e ensina as mulheres a costurar, ensina as crianças um pouco de informática e dá aulas de educação financeira);
- Workshops de agricultura: ensinam as pessoas do campo técnicas de agricultura e um pouco de veterinária para cuidar dos animais;
- Rádio Mann Deshi...
- ...
- ...
- E, finalmente, Mann Deshi Champions: com apoio financeiro, o banco criou uma estrutura com professores que incentiva a prática de esportes das crianças. Todos os dias, antes de irem para a escola, mais de 130 crianças de diversas vilas ao redor de Mhaswad tomam um ônibus gratuitamente e vão até um campo onde praticam diversos esportes e, ao final, recebem comida (duas bananas e uma espécie de paçoca - feita de garapa de cana e amendoim).

O convite: 
- “Você joga futebol? Não poderia ensinar as crianças a jogar?”, me disse um funcionário do banco e professor de esportes. 
- “Bem, ahn.... nunca fiz isso, mas gostaria sim de tentar. Quando?” Aceitei a idéia e no dia seguinte já fui para os gramados (de terra!). Foi melhor coisa que aconteceu aqui!

Cheguei super tímido por não ter nunca antes imaginado ensinar algum esporte e falar com centenas de crianças de uma vez. Um dos professores fala um pouco de inglês e fui me apresentando para aquelas criaturas todas me olhando sem piscar um olho - enquanto ele traduzia em tempo real as minhas palavras: “Oi pessoal, tudo bem? Meu nome é Marcel... trabalho para o banco Mann Deshi aqui em Mhaswad. Vou ficar aqui dois meses e espero que consiga ensiná-los um pouco de futebol neste tempo”.
É uma sensação incrível desde quando chego pela manhã. Tenho vários fãs já... haha... andam ao meu lado me seguindo, tentam falar inglês comigo (e muitas vezes falam Marathi sem eu entender nada), ficam atentos no que estou mostrando e têm se divertido bastante acho. Montei uns treinos com cones e finalizações que inventei da minha cabeça e um pouco do que lembro de quando era pequeno na escolinha de futebol em Santa Rita do Passa Quatro. Haha... engraçado.
Nos últimos dois dias, montamos dois times e jogamos por 45 minutos, onde todos corriam em duas direções possíveis – ou atrás da bola todos de uma vez, ou atrás de mim. Haha... independente de eu ter feito o gol ou outro companheiro de time, todos vinham me abraçar e bater as mãos para comemorar! Uma grande festa! Assim que acaba o jogo, eles vêm todos perto de mim perguntar sobre o dia seguinte, se vai haver futebol já. 

Sensação incrível poder tirar um sorriso deles a cada dia. Já tenho vários “amiguinhos” lá e não tenho mais coragem de não acordar as 5:30h da manhã todo dia e andar 5km de bicicleta para vê-los. Quando toca o despertador, dá uma preguiça...mas quando chego lá e vejo tudo, o meu dia começa a ter sentido muito mais verdadeiro - e me sinto muito bem. Coisas simples para mim, mas uma experiência super feliz para eles – primeiro por jogar um esporte diferente de críquete (eles só fazem isso, impressionante) e segundo por ver um alienígena tentando se comunicar e mostrar alguma coisa de futebol com movimentos e mímicas pra eles!!! Haha...




Vou tirar mais fotos do futebol, mas já tem algumas no álbum de Mhaswad.

E assim segue... até eu inventar outra coisa daqui a pouco. 

Um comentário:

  1. Fantástico relato Marcel! Quanto ao desafio do projeto, que tal munir os agentes de um Ipad? rsrs! E este futebolzinho aí deve ser um grande barato mesmo!!!! Abs!

    ResponderExcluir